Apresentação

Tercio Sampaio Ferraz Jr. é um dos principais teóricos contemporâneos do direito brasileiro. Formado em Direito e Filosofia pela USP, no ano de 1964, realizou estudos de doutorado em Filosofia (1968) na Universidade de Mainz/Alemanha, cuja tese dispôs sobre A Dimensionalidade do Direito como requisito para o Dualismo Metódico de Emil Lask. Em 1970, concluiu o doutoramento em Direito na Universidade de São Paulo – USP, sob a orientação do Professor Miguel Reale, tratando do tema O conceito de sistema no Direito.

Em 1974, concluiu o pós-doutorado em Direito na USP e a livre-docência na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, vindo a obter referido título através do trabalho Direito, Retórica e Comunicação.

Dentre seus mestres, é possível citar, além de Miguel Reale Jr, o filósofo alemão Theodor Viehweg, cuja obra Tópica e Jurisprudência, influenciou toda uma geração de filósofos e estudiosos do Direito, dentre eles, Tercio Sampaio Ferraz Jr.

Em seu currículo, constam 31 livros publicados e mais de 150 artigos versando sobre Direito e Filosofia. Obra clássica de Tércio Sampaio Ferraz Jr é o seu Introdução ao Estudo do Direito, que completou recentemente 30 anos, servindo de livro de cabeceira para toda uma gama de estudantes e profissionais do Direito.

Além da sua atuação no âmbito acadêmico, Tercio Sampaio Ferraz Junior é um respeitado advogado no âmbito do direito empresarial e das telecomunicações, cujo exercício na advocacia teve início no ano de 1965. Nesta atividade profissional, foi Diretor-Jurídico da Siemens S/A e Chefe do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIEP, dentre outros cargos de relevo. Atualmente, é sócio-fundador do Sampaio Ferraz Advogados, sediado em São Paulo.

Portanto, neste evento, temos a satisfação de render homenagem ao mais expressivo filósofo brasileiro da atualidade: Tercio Sampaio Ferraz Jr.

EBEC - Escola Brasileira de Estudos Constitucionais
Telefone: (83) 3021-2772